Torcidas Organizadas Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História Torcida Organizada Bamor

Ir para baixo

História Torcida Organizada Bamor Empty História Torcida Organizada Bamor

Mensagem  Gustavo Oliveira Ter Fev 21, 2012 2:21 am

Dentre as várias torcidas organizadas do Bahia, a mais vibrante e mais organizada é a BAMOR. Fundada no dia 12 de agosto de 1978 por um grupo de estudantes do Colégio Marista, tendo a frente Zé Augusto (conhecido também como Zé Pouvinho) e Oscar.

Daquele dia até hoje a Bamor cresceu muito. Tanto que se tornou a maior torcida do estado, um ponto de referência pra quem vai aos jogos do Bahia. Todos querem estar perto da Bamor. Todos fazem o que a Bamor faz. Impossível falar da torcida do Bahia sem falar da Bamor.

A Bamor hoje. Atualmente contando com mais de 7 mil sócios, a Bamor é independente do clube, e a cada dia recebe novos associados. Jorge Santana, presidente, atribui ao fato da falta de uma "cultura de torcida organizada", pelo povo baiano, como o principal obstáculo para que a torcida torne-se ainda maior, com mais associados. Ele completa dizendo que o fato de Salvador ser uma cidade que oferece inúmeras alternativas de lazer, faz com que as pessoas prefiram ir ao boliche ou cinema, do que pegar um ônibus e viajar 24 horas com a torcida para assistir um jogo, além da imagem de que as torcidas organizadas provocam brigas e que são violentas.

Tendo como lema "Ninguém nos vence em vibração", a TORCIDA BAMOR, segundo Jorge Alberto Santana, encontra-se sempre em constante renovação, dentre elas, destaca-se o aperfeiçoamento visual, o grito de guerra, os fogos de artifício, os sinalizadores e as bandeiras.

Projetos. Entre os projetos para o futuro, uma das idéias é a criação do "Sócio VIP", que terá descontos em lojas e lanchonetes. Segundo o presidente Jorge Santana, também é necessário acelerar a profissionalização da torcida, com divisão das tarefas e diretores remunerados. Há também um projeto ambicioso para confecção de um bandeirão, o maior do Nordeste. Em 2001 a torcida lançou seu site oficial na Internet.

Crise. A maior crise da Bamor ocorreu em 95. Naquele ano a Bamor se dividiu. A eleição para presidente levou a diretoria a se separar. Na época a direção da atual Bamor, que detém o registro da marca, criou um estatuto no qual o presidente deveria ser eleito e não escolhido. Isso resultou numa modernização da torcida, com a eleição de um diretoria jovem.

Antes da divisão, a Bamor era a torcida que mais possuía bandeiras no Nordeste - mais de 80. Com a separação, os antigos diretores tomaram posse de grande parte do material, que atualmente a Bamor tenta reaver através de medidas judiciais. Somado a isto, muito material foi perdido no incêndio do depósito na Fonte Nova e outras no decorrer do tempo. Entre o que foi perdido, encontrava-se um bandeirão de 25x12m.

Apogeu. Se 95 marcou negativamente a torcida, outras épocas marcaram pelo lado positivo. No final da década passada, a Bamor foi eleita pela Revista Placar a maior torcida do Nordeste, recebeu um carro como prêmio. Além disso, na mesma época ganhou outro concurso e passou a ser patrocinada pela cervejaria Brahma.

Atualmente a Bamor é Tetracampeã do Troféu Zuza Ferreira (98/99/00/01), concurso que prêmia os melhores do futebol baiano.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Fundador
Fundador

Mensagens : 73
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 28
Localização : Mogi Das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos