História E.C. Bahia

Ir em baixo

História E.C. Bahia Empty História E.C. Bahia

Mensagem  Gustavo Oliveira em Ter Fev 21, 2012 2:23 am

Por volta de 1930, jogadores de dois clubes (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis) resolveram fundar o Esporte Clube Bahia, que poucos anos depois tornou-se o mais popular do Estado e uma das maiores potências do Norte e Nordeste do Brasil.

Como Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis desistiram da prática do futebol, os jogadores desses dois Clubes, que pertenciam à alta sociedade baiana, queriam continuar disputando torneios estaduais. Eles se reuniram num casarão na Avenida Princesa Isabel, onde discutiram estatutos, local para treinamento e problemas financeiros. Outra preocupação era também cativar o povo para torcer para o novo filiado da Liga Baiana de Futebol. Depois de um baile comemorativo, a entrada do ano novo, em 1931, os rapazes voltaram a se reunir em plena madrugada para fundar o Esporte Clube Bahia, que no mesmo ano conquistou o Torneio Início e o Campeonato Baiano. O Clube foi fundado com o "slogan" Nasceu para Vencer. Desde então, o Bahia conquistou 40 títulos estaduais, contra apenas 14 de seu principal rival, o Vitória. As cores são azul, vermelha e branca. O azul foi em homenagem à Associação Atlética do Bahia; o branco, em gentileza ao Clube Baiano de Tênis; e o vermelho, por ser a cor da bandeira do estado da Bahia. A princípio, os rapazes pensaram em colocar o nome de Atlético Baianinho, mas optaram pelo nome estadual. O primeiro presidente foi Valdemar Costa, um conhecido médico de Salvador, na época.

O Bahia se orgulha de ser o primeiro clube campeão brasileiro em 1959. Na época, foi disputada a primeira Taça do Brasil, competição que reunia os campeões estaduais de todo o Brasil. A grande final foi contra o poderoso Santos, de Pelé. Na primeira partida, o Bahia venceu por 3 a 2, na Vila Belmiro, e perdeu a segunda, na Fonte Nova, por 2 a 0. Houve necessidade de um terceiro jogo, o de desempate, que foi disputado em local neutro, no Maracanã. O Bahia venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão, num título que ficou para a História. Em 1988, o tricolor da Boa Terra conseguiu outro título histórico, ao sagrar-se campeão brasileiro da Primeira Divisão. A final foi contra o Internacional, com a Bahia vencendo o primeiro jogo por 2 a 1, na Fonte Nova, e empatando o segundo em 0 a 0, no Beira-Rio. Essa foi a maior conquista da história do Bahia.
Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Fundador
Fundador

Mensagens : 73
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 23
Localização : Mogi Das Cruzes

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum